Bem-vindo à nossa página!

Orgulhosamente situado na Universidade Federal de Viçosa, o grupo Laboratório da Qualidade Ambiental, ou abreviadamente LQA, tem como objetivo o avanço no conhecimento em qualidade ambiental, tratamento de resíduos e recuperação de recursos.

O trabalho na área sanitária e ambiental no Departamento de Engenharia Agrícola da UFV remonta ao fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, quando o curso de Engenharia Agrícola foi extinto, dando lugar ao novo curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Na ocasião, todo trabalho de estruturação na área ambiental foi liderado pelos pesquisadores Antônio Teixeira de Matos e Antônio Alves Soares. Um ponto de inflexão na história do LQA foi o convênio entre o mesmo e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), resultando na implantação de uma unidade experimental de tratamento e reúso de esgotos no âmbito da agricultura irrigada, hoje nossa Área Experimental de Tratamento de Resíduos (AETR). Entre 2008 até 2012 houve uma forte estruturação do grupo tendo o mesmo se tornado referência nas técnicas de alagados (wetlands) construídos e fertirrigação.

Atualmente liderado pelos pesquisadores Alisson Carraro Borges e André Pereira Rosa, o LQA se propõe a contribuir para o avanço científico e para a formação de pesquisadores nas suas linhas de atuação, além da prestação de serviços à sociedade. Recentemente, o LQA passou por nova reestruturação, atualizando as linhas de ação e a infraestrutura de pesquisa, com vistas à manutenção da excelência em suas atividades-fim.

Em caso de interesse, será uma satisfação interagir com os interessados, via nosso canais de comunicação: o e-mail dos/das integrantes, o e-mail do grupo (lqa@ufv.br) ou o Instagram (@lqa-ufv). O LQA também possui contas no X (@lqa_ufv), no ResearchGate: (bit.ly/rg_lqa) e no LinkedIn (bit.ly/in_lqa).